sábado, 10 de julho de 2010

COLETA SELETIVA





Eeee atividade danada de boa, sô!
Caiu como uma luva essa da coleta seletiva. Fazia já umas semanas que eu marcava um dia pra fazer uma reciclagem no meu quarto, mas num rolava... No fim, deu mais do que certo!

Coleta Seletiva de resíduos sólidos nós já fazemos um tempo aqui em casa. No mínimo uns 5 anos, que foi quando entrei na faculdade de Gestão Ambiental... E mais ou menos na mesma época, meu padastro, Richard, saiu da onde ele trabalhava e foi estudar "sustentabilidade", como ele mesmo diz. Mas que grande evento foi esse para a nossa dinâmica familiar: práticas mais ecológicas começaram a surgir dentro de casa e, como pai de família, isso começou a influenciar muito mais nos hábitos cotidianos...

Primeiro compramos 4 lixeiras de cores diferentes para cada tipo de resíduo. E td que não era reciclável jogávamos no lixo menos que fi
cava na cozinha (todas as outras lixeiras ficavam do lado de fora, do lado da porta da cozinha). Mais pra frente, com uma área considerável de jardim que temos aqui em casa, comecei a me preocupar com o lixo orgânico que poderia virar adubo. E foi assim que compramos a nossa Minhocasa (minhocário caseiro) e mais um lixinho para a cozinha, onde colocamos o lixo orgânico que vai para a composteira e no outro os restos... Isso pq, como é uma composteira caseira, precisamos ter um bom manejo dos restos para não ficar cheiro, não vir bicho, essas coisas... Então tem certos alimentos que não servem para o processo caseiro de decomposição para gerar adubo. O adubo colocamos no canteirinho de ervas que temos aqui em casa. E tudo funciona que é uma beleza.

O mais legal de tudo (falando de nossas conquistas) é o forro do recipiente dos lixos espalhados pela casa - nos banheiros, nos quartos, etc. O Ri (meu padastro) teve uma idéia excelente. Ele resolveu participar de um concurso da campanha "Saco é um saco", contra o uso de sacolinhas plásticas... E para participar, tinha que fazer um vídeo sobre a diminuição do uso das sacolinhas, que os internautas votavam e depois, dentre os finalistas, os juris escolhiam. Aí, ele fez uma parceria com um amigo meu, Caio, que fazia audivisual na mesma faculdade que eu. E eles fizeram um vídeo de um origami feito de jornal, tipo um chapeuzinho ou... tchan tchan tchan tchan: um forro de lixeira! É simplesmente incrível. Ou seja, não precisamos mais nem de sacola plástica pra nada! No fim, eles não ganharam o concurso, mas ganhamos muito com o jornal aqui de casa. - Tem o videozinho postado: Saco de Idéias - Origami: A grande sacada, assistam! Lá explica como fazer a dobradura, é facinho, facinho... E divertido!


Bom, fora isso, dei uma enxugada no meu guarda-roupa! Sapatos, bolsas, coisas de cabelo, casacos, vestidos, saias, blusas, calças, enfim... Uma montanha de roupas, literalmente! O tanto de cabide que foi-se embora e deixou meu armário respirar um pouco tbm foi uma quantidade que nem eu sabia que existia! ;)

No meio desse caos organizador, achei roupas de amigas, separei para devolver; roupas de madresita e da irmã (isso que dá ter mulheres de genes descendentes na mesma casa); e as que sobraram dei pro moço aqui da rua que passa de vez enquando. E que felizmente passou essa semana. Algumas menores eu guardei pra dar pra Dandara e pra Luanda, duas amigas minhas (uma de 12 e outra de 8), que moram lá no Morro (do Querosene), faziam Treme Terra (antigo Afrobase) comigo e faz tempo que não as vejo; e como de tradição de todo ano, dou roupas antigas pra elas. E com criança não se pode perder a tradição, né?!

Em relação ao consumo dessa semana: Estou solita em casa esse mês. Família toda foi viajar e eu quem to administrando a casa. E é bom isso, porque compro só aquilo o que é estritamente necessário, tanto de comida, como de outros produtos... Minha mãe costuma fazer estoques em casa e aí muita coisa estraga, ou mesmo nem é usada, pq o estoque é mensalmente recoberto. E to feliz, pq to gastando todo o estoque. Fiz feira orgânica e deu pra quase duas semanas... E usando tbm as minhas economias para "sutentar" a casa, tenho o real controle dos gastos, do que devo consumir (e consumir produtos orgâncos, de pequenos produtores e ecológicos, como um pão integral de um amigo, por exemplo). Ando também muito em casa, só saindo para algumas reuniões e as aulas de dança, por isso ando economizando em transporte, que na verdade é algo que quero melhorar, e diminuir mesmo as energias dos translados distantes que faço entre as regiões da metrópole - zona oeste, centro e sul. E dou carona sempre que posso. Esse final de semana mesmo, to fazendo um curso de Educação Libertária que é no Butantã e fiquei responsável pelo transporte do pessoal de Sumaré-Perdizes. Em relação a comunicação, quanto mais pela internet, melhor, economizando $ e energia, né? O chuveiro de casa é a gás e aí só antes de entrar no banho ligo a bomba do aquecedor, porque ela fica desligada o resto do tempo... Torneira fechada na hora de escovar os dentes, na hora  do banho (só no banho de durante o dia, agora que tá no inverno), na hora de lavar a louça e por aí vai. Ah! fora os meus abisorventes (de pano) e o meu divacup - um absorvente interno não descatável que armazena o sangue, podendo usá-lo para nutrir a terra, quando diluído com água na hora de regar as plantas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário