segunda-feira, 19 de julho de 2010

A gente não está sozinho

Graças a Deus! - Não estamos sozinhos. E como é reconfortante saber disso, mas como é difícil viver em coletivo, não?! Ser criada em uma cultura individualista, da independência e do "se vira", não é nadica de nada fácil para reverter essa história, reconstruir a cultura coletiva, desestruturando e reestruturando nós mesmos...

Para isso colaboradores não faltam! Tanto materiais e teorias de resolução de conflitos em rede virtual, como amigos (também cheios de família), outros familiares (que conhecem mais intimamente cada um de quem mora comigo) e as pessoas que passam pela minha vida e lançam uma mensagem iluminada que desperta soluções dentro do meu processo interno. Fora, é claro, minha própria família participante!

Bueno, no meio de tanta convivência e conflitos, descobri que o meu melhor jeito de me comunicar (considerando a escuta, a fala e a compreensão) é escrevendo. E foi o que eu fiz. Escrevi um e-mail para minha família - mãe, padastro e irmã - falando da minha (na verdade nossa, porque a vontade de melhorar os relacionamentos e amenizar conflitos vem de um pouquinho de cada um já faz tempo...) e começamos a pensar juntos em como mudar essa situação. Escrevi, porque além de nos comunicarmos melhor, como temos rotinas e horários diferentes, podemos manter uma conversa acessível para todos. Além disso, em período de férias, estamos cada um em um lugar: Pais viajando na lua de mel que foi postergada há 16 anos atrás, minha irmã fazendo um curso de férias e eu visitando meu namorado na Bahia.

Mas algumas propostas já levantadas foram: reunir a família pelo menos um dia na semana para ter refeições em conjunto; tentar viajar um final de semana por mês juntos (ou a cada dois meses, pois seria uma prática mais viável); ter mais paciência um com o outro e falar carinhosamente; respeitar os sentimentos e processos de cada um e conversar se tiver abertura; colaborar com as tarefas de casa - escrever algumas regras para criar novos hábitos; eu e minha irmã entramos num acordo de sair pelo menos uma vez por semana juntas.

Para mudarmos juntos podemos contar com um poquinho de talento de cada um:

Mãe - Regina: Líder feminina por onde passa. Seu fogo de Leão não passa desapercebido e consegue reunir carinhosamente todos ao seu redor. Guerreira, não se deixa abater e ao mesmo tempo, sentimental, mãezona e cheia de saberes que protegem a família toda.

Padastro - Richard: Britânico de 60 e poucos anos, mega intelectual, organizado, ativo, que deixa a casa nos trinques, perfeccionista e com visão de futuro.

Irmã - Teté: Com seus 16 anos, se mostra super calma, confiante, estudiosa, de ótimo coração e caráter.

Eu - Gabi: Idealista, cheia de vontade de mudar o mundo, de realizar, de plantar, de germinar, de articular, me relacionar, de me descobrir, descobrir o mundo e aprender a viver coletivamente! - Um grande desafio, mas missionário.

Recursos: Praticamente humanos e todos aqueles que vem da alma, da vontade, do coração, do corpo, do emocional. Além do recurso físico que a nossa casa dispõe, e do financeiro para realizar nossas refeições, viagens e saídas.

Planejamento: Enquanto não nos vemos, devemos continuar listando nossas atitudes coletivas e individuais para a melhora de nossas relações; elaborar as novas regras de manutenção e funcionamento da casa, com princípios e diretrizes; planejar o nosso próximo encontro familiar; e continuarmos nos comunicando continuamente de forma pacífica e bucando a harmonia. E claro, manter isso, em todas as fases do cronograma informal e das nossas atitudes de mudança, tentando criar uma nova esfera cultural de convivência familiar.

2 comentários:

  1. Oi Gabisinha,

    Achei super válida e mais do que interessante sua proposta junto à sua família.
    Tenho refletido tantas coisas e uma delas é justamente fazer algo assim com meus pais.
    ADOREI a iniciativa!

    Fico muito feliz tbm em estar participando do processo seletivo do Guerreiros junto à pessoas que são super do bem como você e a Júlia.
    Tenho acompanhado suas postagens e vim dar o ar de minha graça por aqui.

    Estou torcendo por nós!
    Um super beijo no coração e espero vê-la muito em breve =0)

    Patota

    ResponderExcluir
  2. Bibizinhaaa!!!
    Que delicia ler seus posts e tudo mais!! Ajuda a matar um pouquinho da saudade que eu to de você, que está graaaande!!!
    Vamos nessa em busca do mundo que sonhamos, borboletaa!!!
    Muitos beijos!!

    ResponderExcluir